Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

Projeto de Lei do senador Jaime Bagattoli busca destinar os valores de multas ambientais para a agricultura familiar

|
da Assessoria

O senador Jaime Bagattoli (PL) é autor de um projeto de lei que busca dar um destino mais justo aos valores arrecadados com as multas ambientais na Amazônia. 

Na prática, o objetivo do PL 4.314/2023 é definir o montante arrecadado com o pagamento de multas por crimes e infrações ambientais cometidos na Amazônia Legal e destiná-lo ao financiamento de ações que promovam e apoiem a agricultura familiar na região. 

“A agricultura familiar é uma atividade econômica  que gera empregos e renda no campo e na cidade. Por isso, esse projeto de lei busca, justamente, fortalecer e impulsionar a agricultura familiar onde ela é mais necessária”, defende o senador”, defende o senador. 

A proposta é de que os valores arrecadados com as multas e infrações passem a integrar o Fundo Nacional do Meio Ambiente, criado em 1989, e que já trata a agricultura familiar como uma das áreas prioritárias na aplicação de recursos financeiros do fundo. 

“Apoiar a agricultura familiar contribui para a justiça social, diminui a migração de famílias do campo para a cidade e reduz os danos ambientais. Em resumo, estaríamos dando um destino mais justo a esses valores e contribuindo para a proteção e desenvolvimento de quem vive na Amazônia Legal”, conclui o senador.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto