Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Política

Projeto de Valter obriga instalação de detector de metais nas escolas e hospitais

Tramita nas comissões da Assembleia Legislativa (Ale) projeto de lei do presidente da Casa Valter Araújo (PTB), obrigando a instação de aparelho detector de metais em locais de grande concentração pública. A proposta do deputado Valter será discutida e votada na Ale nesta semana e ela poderá servir de exemplo para outros estados.
A morte de inúmeras crianças e adolescentes na última quinta-feira na escola pública Tasso da Silveira, no bairro Realengo, no Rio, que chocou o mundo exige maiores cuidados do Estado com os estudantes, principalmente. “Nosso projeto determina que sejam colocados detectores de metais em escolas, hospitais e em outros locais de concentração pública. Agindo assim, seguramente vamos evitar tragédias como a do Rio”, argumentou Valter Araújo.

O projeto do presidente da Ale Valter Araújo também ajudará na prevenção contra a violência e a criminalidade. Com o equipamento se evitará pessoas circulando com arma branca ou arma de fogo em locais públicos. “Quem vai à escola, hospitais ou mesmo para se divertir não precisa portar uma arma”, justificou o parlamentar.

Cópia da proposta de Valter Araújo será encaminhada ao senador Magno Malta (PR-RJ), para servir de base para um projeto de lei nacional. “A tragédia no Rio poderia ser evitada, se a escola estivesse aparelhada com o detector de metais. Vamos concentrar esforços para que a tragédia que chocou o mundo e enlutou famílias não ocorra novamente”, concluiu Valter Araújo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembléia promulga Lei garantindo apoio financeiro a escolas agrícolas

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco