Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

Projeto do deputado  Lúcio Mosquini poderá mudar o futuro das terras em Rondônia

O Projeto de Lei 5843/2016 de autoria do deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) poderá mudar a história da regularização fundiária no estado de Rondônia. O projeto tem por objetivo regulamentar o inciso II do artigo 20 da Constituição Federal, que dispõe sobre as terras devolutas da União. "Se a união passar as terras para o Governo de Rondônia a regularização será efetuada em Rondônia mesmo. A documentação sairá em Rondônia. Do jeito que está a documentação fica em Brasília e é tudo mais burocrático", explicou odeputado.

A indefinição sobre a propriedade da terra representa um obstáculo para o desenvolvimento sócio-econômico de Rondônia, pois inibe a realização de investimentos, prejudica a produção agropecuária e favorece a grilagem e a ocorrência de conflitos pela posse da terra. O projeto também visa estabelecer um procedimento administrativo mais ágil que viabilize a definição da propriedade das terras  favorecendo e acelerando os processos de regularização. O projeto foi apresentado no plenário da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (13).

"Uma criança que não tem o nome do pai na certidão de nascimento podemos dizer que é uma criança sem um pai. Assim é a terra sem documento. Uma terra sem dono. Por isso reputado de grande importância este projeto de lei para dinamizar a regularização fundiária em nosso estado", concluiu Mosquini.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa