Projeto sobre Desmatamento Zero na Amazônia será votado na CCJ
O projeto nº 342/2008, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), será votado na reunião desta quarta-feira da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O projeto tem como relatora, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Se aprovado na CCJ, o projeto seguirá para a Comissão de Meio Ambiente.
A proposta prevê, ainda, incentivos para aumentar a produtividade de áreas já desmatadas, além da anistia das multas administrativas ambientais, mantendo a obrigação da recomposição das matas ciliares e das encostas.
A lei não se aplicaria a propriedades com certificado de plano de manejo florestal. "Entendo que seja necessário criar uma consciência ambiental com um choque na Amazônia. Precisamos de desmatamento zero por um período", disse Raupp. O projeto prevê que os proprietários de terras que preservarem suas matas serão recompensados com a concessão de incentivos e com prioridade em programas de empréstimo e subsídio público.
A proposta prevê, ainda, incentivos para aumentar a produtividade de áreas já desmatadas, além da anistia das multas administrativas ambientais, mantendo a obrigação da recomposição das matas ciliares e das encostas.
Reunião técnica
Uma reunião ocorrida na tarde de hoje no gabinete da Liderança do Governo no Senado Federal, serviu para colocar em discussão o projeto sobre o desmatamento zero. Participaram do encontro, os senadores Valdir Raupp (autor do projeto), Kátia Abreu (DEM) e Romero Jucá (PMDB-RR), técnicos da Casa Civil, Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, além da Petrobras e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A principal discussão da reuniu girou em torno do reflorestamento das áreas desmatadas na região amazônica e nos demais estados brasileiros.
Também no encontrou foi dada a informação de que o governo federal vai enviar, nos próximos dias, uma Medida Provisória ou um projeto de lei ao Congresso Nacional, disciplinando a questão do desmatamento zero, no país.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura