Propaganda eleitoral começa em dois meses
Faltam exatamente dois meses para o início da propaganda eleitoral. No próximo dia 6 de julho de 2008, um domingo, terá início em todo o País - com exceção do Distrito Federal, que não realiza eleições municipais - a propaganda eleitoral para o pleito de outubro. A norma está prevista na Resolução/TSE 22579, de 30 de agosto de 2007, que estabelece o calendário eleitoral de 2008.
A partir desta data, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios nacionais, regionais e municipais, devidamente registrados, telefones necessários ao funcionamento do comitê de campanha, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas.
No mesmo dia, terminará o prazo para o requerimento de reserva de 10% do tempo destinado à propaganda eleitoral, em rede gratuita, de candidatos de municípios em que não haja emissora de TV. Essa norma está prevista no artigo 48 da Lei 9504/97.
De acordo com as últimas mudanças no calendário, a partir do primeiro domingo de julho até o dia 4 de outubro, um sábado, véspera da eleição, poderá ser veiculada propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8 horas e 22 horas.
No entanto, para a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios com a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, o último dia permitido é 2 de outubro, uma quinta-feira.
As demais modalidades, datas e formas de propaganda eleitoral constam da Lei 9504/97, em seus artigos 37 a 57. Já no calendário eleitoral pode ser consultado o dia-a-dia das eleições aplicáveis ao pleito municipal de outubro de 2008.
Veja Também
Assembleia encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres
Vereador denuncia colapso contínuo na coleta de lixo em Porto Velho
Briga do momento: Braguin, Camargo e Fernando Silva disputam território político; veja vídeos