Proposta de Lei que permite a venda de medicamentos prescritos por enfermeiros vai a votação
O projeto de lei que garante a venda de medicamentos prescritos pelo profissional enfermeiro, proposto pelo vereador Sid Orleans, vai à votação amanhã (terça) na Câmara Municipal de Porto Velho.
Segundo Orleans a prorrogativa de receitar é garantida ao profissional enfermeiro por força da lei federal 7.498/86, no seu artigo n.º 11.º, parágrafo II, alínea c quando relaciona as atividades do profissional em questão, cabendo-lhe, como integrante da equipe de saúde, a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
A Constituição Federal, por exemplo, a partir de 2004, reconheceu o direito dos profissionais de saúde terem dois vínculos empregatícios públicos mas, mesmo assim centenas de profissionais foram demitidos do Estado e do Município por insensibilidade de alguns gestores. Agora estamos resolvendo um problema parecido. Uma lei federal dar o poder do enfermeiro prescrever medicamentos e nem a Farmácia Popular, que é uma instituição municipal, cumpre a legislação maior; então precisamos corrigir.
Conforme o Parlamentar, o enfermeiro já desenvolve a prática de prescrição nas unidades básicas de saúde. Esperamos contar com a presença dos colegas para comemorarmos juntos esta vitória, finaliza Orleans que além de vereador, também é enfermeiro.
Veja Também
Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho