Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Proposta que determina reserva de assentos preferenciais em estabelecimentos é aprovada em Comissão

|
da Secom/ALE

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou na manhã desta terça-feira (11) o projeto de lei nº 205/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade de destinação obrigatória no percentual mínimo de 5% de espaços e assentos para o uso preferencial de pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes em estabelecimentos que disponham de praça de alimentação, bares, restaurantes e similares. O encontro ocorreu no Plenarinho 2 da Casa de Leis.

O projeto é de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) e tem o objetivo de promover a inclusão social além de assegurar a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

De acordo com Camargo, a falta de espaços reservados e assentos preferenciais nesses locais pode gerar desconforto, constrangimento e até mesmo risco à segurança e bem-estar.

"A implementação dessa medida contribui para a valorização da diversidade e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Ao promover a igualdade de oportunidades, estamos fortalecendo os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade, além de estimular a adoção de práticas empresariais socialmente responsáveis", frisou o parlamentar.

A reserva de vagas permite que as pessoas sejam atendidas com dignidade, conforto e segurança, garantindo a oportunidade de participar ativamente da vida social, cultural e econômica do país. “É essencial que os estabelecimentos comerciais possam separar esses espaços para que haja uma consciência de inclusão com o intuito que as pessoas possam ter um espaço adequado”, destacou o deputado estadual Delegado Lucas (PP).

Aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto de lei nº. 205/2023 será avaliado pelas comissões pertinentes e na sequência levado ao Plenário para debate e votação ordinária na ALE/RO.

O próximo encontro da Comissão de Defesa do Consumidor ocorrerá no dia 18 de junho, às 9h, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais