Rondônia, 11 de fevereiro de 2026
Política

Rede social da agricultura chega a Rondônia, anuncia Gurgacz

O programa Rede Brasil Rural, apresentado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), será lançado em Rondônia no dia 16 de março. O evento será na cidade de Ouro Preto do Oeste, no centro de treinamento da Emater, no período da manhã. Na ocasião será feita a entrega de 18 máquinas retroescavadeiras para prefeituras do Estado.



“É uma rede social da agricultura familiar em que uma plataforma on-line vai conectar cooperativas e associações rurais de todo o Brasil, oferecendo uma estrutura de apoio para produção e logística de apoio para comercialização”, frisou.

De acordo com Márcia, o programa Rede Brasi Rural é a soma de esforços de produtores, indústrias, agentes de logística e setor público para dar mais eficiência a agricultura familiar e colocar seus produtos disponíveis para consumidores de todo o Brasil, por meio da internet.

“É uma rede social da agricultura familiar em que uma plataforma on-line vai conectar cooperativas e associações rurais de todo o Brasil, oferecendo uma estrutura de apoio para produção e logística de apoio para comercialização”, frisou.

O senador Acir Gurgacz (PDT), presidente da Comissão de Agricultura, que conhece o programa desde a sua concepção e participou de algumas discussões com os técnicos do programa sobre a questão de logística, ressaltou que o Rede Brasil Rural é uma política pública que surge com função de fazer com que a produção da agricultura familiar chegue com mais facilidade e rapidez na mesa de todos os brasileiros. “É uma ação em rede que pretende conectar diretamente agricultores e consumidores, agregando valor aos produtos”.

O senador destacou a força da agricultura familiar, responsável por 10% do PIB Nacional, 40% do valor bruto da produção agropecuária, e 74% da mão-de-obra ocupada nas propriedades rurais do Brasil. “Ao mesmo tempo que responde pela maioria dos alimentos na mesa dos brasileiros, a agricutura familiar enfrenta um cenário de forte competição com a agricultura intensiva, onde a produção em grande escala e cadeias produtivas verticalizadas concentram a comercialização de alimentos na mão de poucos conglomerados”, observou. “A rede social da agricultura é mais uma alternativa para fortalecer os pequenos agricultores”, frisou.

Acir também parabenizou e agradeceu o ministro Afonso Florense e os técnicos do Ministério do Trabalho pelo apoio ao Estado de Rondônia. “Temos uma boa parceria com o ministro Afonso Florense, que tem nos dado uma atenção especial no processo de regularização fundiária do Estado, bem como no apoio às prefeituras, cooperativas e associações rurais”, salientou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa