Reforço na saúde: Leitos de UTI neonatal para Hospital de Cacoal são solicitados
O apoio para a implantação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Regional de Cacoal foi solicitado ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e à deputada Glaucione Rodrigues (PMDB) pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal, Paty Paulista (PTB).
A UTI neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. Na rede pública de Rondônia, apenas o Hospital de Base dispõe de UTI’s neonatais.
“É uma necessidade para garantir que os bebês prematuros, ou com algum problema de saúde e que exija cuidados especiais, sejam devidamente tratados. É um pleito que tem o nosso apoio”, disse Maurão.
Já Glaucione declarou que tem sido procurada por muitas pessoas alertando para a necessidade de funcionamento de UTI neonatal em Cacoal, para atender toda a região. “Com isso, muitas vidas seriam salvas, os recém-nascidos não precisariam ser levados para a capital e o tratamento seria muito mais ágil”, completou.
Maurão e Glaucione vão apresentar uma indicação conjunta ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que possa suprir essa demanda com a implantação das UTI’s neonatais.
Paulista informou que no Regional já funcionam UTI’s adulto e pediátrica, mas a neonatal é essencial. “Desde o primeiro minuto de vida, um bebê com risco de morte precisa ser assistido numa UTI neonatal, que é específica para esta finalidade. Assim, pedi aos deputados apoio para atender a esta reivindicação, em nome da comunidade de Cacoal”, destacou.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta