Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Rondônia começa 2024 com queda nos índices de criminalidade

|
da Secom/RO

O comparativo no número de ocorrências registradas nos dois últimos anos mostra que, em 2023, Rondônia teve redução nos crimes de latrocínio (-50%), nos casos de roubo a estabelecimentos comerciais (-30%), em roubo a residências (-29%), em crimes de feminicídio (-17%), entre outros. Rondônia também é destaque nacional no Mapa da Segurança Pública, estudo que avalia o desempenho dos estados brasileiros no combate à criminalidade. Rondônia saiu do ranking dos 10 estados com maior índice de crimes violentos. O estudo levou em consideração os dados do primeiro semestre de 2023.

O bom resultado é reflexo do trabalho do Governo de Rondônia que trabalha com inovação e tecnologia, dando condições para que as polícias realizem operações estratégicas, inteligentes e eficientes. Ao longo do último ano, o Governo do Estado investiu em tecnologia de ponta, equipamentos, treinamentos e cursos na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Implantou o Sistema de Monitoramento – Totens, que conta com câmeras de segurança com tecnologia avançada, e concedeu realinhamento salarial às Forças de Segurança do Estado, colocando-as entre as mais bem remuneradas do país.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse resultado indica que as políticas e estratégias adotadas estão sendo eficazes na prevenção à violência. Além disso, a redução na taxa de crimes contribui significativamente para melhoria na qualidade de vida da população.

O titular da Sesdec, Felipe Bernardo Vital atribui esses resultados aos investimentos do Governo e ao trabalho das polícias. “Os investimentos do Governo do Estado na área de Segurança Pública, e a atuação integrada das Forças de Segurança contribuíram para a redução da criminalidade,” afirmou.

AÇÕES

Para o enfrentamento à criminalidade e fortalecimento da segurança da população, o Governo de Rondônia  desenvolveu diversas ações. executados pela Sesdec, entre as quais:

Todo esse trabalho reflete no resultado que o Estado vem alcançando nos últimos anos, fazendo com que a população tenha mais segurança.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais