Rondônia, 17 de novembro de 2024
Política

Secretário de regularização fundiária responde questionamento da vereadora Ellis Regina sobre bairros da capital

|
da Assessoria

A vereadora Ellis Regina (Podemos) questionou o superintendente estadual de Patrimônio Público e Regularização Fundiária – Sepat, David Inácio dos Santos Filho, sobre a situação de inúmeros bairros da capital que se encontram irregulares e que tipo de ação, o Estado tem realizado no sentido de regularizar essas áreas.

O questionamento da vereadora ocorreu durante a audiência pública realizada na quinta-feira, na Câmara Municipal, onde se discutiu a situação do loteamento Parque Amazônia, que enfrenta situação idêntica à de outros bairros da capital. A resposta do superintendente revelou um trabalho importante que estado e Prefeitura estão realizando na capital.

Segundo o superintendente da Sepat, os técnicos da secretaria já finalizaram os trabalhos de levantamentos de cadastro socioeconômico e geotopografia para fins de regularização fundiária nos bairros Costa e Silva, Cohab –4ª e 5ª etapas, Pedrinhas, Mariana, São Francisco, Universitário, Vila 10 de Julho e Teixeirão; e iniciados os trabalhos nos bairros Nacional, São Sebastião, Liberdade, São João Bosco e Cidade Nova.

“Até o final do ano, vereadora Ellis o Estado vai entregar 20.490 títulos à Prefeitura”, disse o superintendente, ao ressaltar que alguns desses bairros, como é o caso do Mariana e do São Francisco, foram criados por Decreto pelo Governo do Estado e até hoje não regularizados e que passarão para o Município. Uma equipe da Sepat está realizando o cadastro físico desses bairros para regularização.

“É um trabalho importante, pois todos os donos de imóveis são apenas considerados posseiros já que não detém o título definitivo, muitos deles localizados em região nobres da cidade. Importante também porque o setor imobiliário vai experimentar uma nova realidade, bem como garantirá a segurança jurídica para que os donos dos imóveis possam buscar inclusive empréstimos para a melhoria de seus espaços habitacionais, movimentando também a economia local”, observou a vereadora.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras