Rondônia, 11 de fevereiro de 2026
Política

Sefin apresenta avaliação e cumprimento de metas fiscais à Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa, durante reunião nesta terça-feira (25), recebeu representantes da Superintendência de Contabilidade da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).



A Sefin apresentou dados e números referentes à execução orçamentária da receita estadual que especificou a despesa do Executivo com pessoal, na aplicação em educação e na saúde, e o cumprimento de metas da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

De acordo com a análise contábil e financeira da Sefin, o orçamento estadual para o exercício de 2016 estimou a receita e fixou a despesa em igual valor, até o período, no montante de aproximadamente R$ 7 bilhões, o que, segundo a secretaria, demonstra equilíbrio entre receita e despesa.

A Sefin apresentou dados e números referentes à execução orçamentária da receita estadual que especificou a despesa do Executivo com pessoal, na aplicação em educação e na saúde, e o cumprimento de metas da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

Nas considerações finais, as representantes da secretaria afirmaram que, de acordo com o que foi demonstrado, os resultados nominal e primário estão em conformidades com as metas fixadas.

De acordo com os representantes do órgão, as despesas com pessoal e a dívida em relação à receita corrente líquida (RCL) estão abaixo dos tetos legais, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em resumo, a análise do relatório de gestão fiscal do Estado, no 2º quadrimestre de 2016, de acordo com a Sefin, aponta para a manutenção do equilíbrio fiscal preconizado pela LRF.

O deputado Aélcio da TV (PP), vice-presidente da comissão, parabenizou o Executivo por efetivar o orçamento do Estado e disse que os números apresentam um percentual de 6,34% acima do previsto. Isso, segundo Aélcio, representa que as contas de Rondônia estão em dia.

O deputado ressaltou que, diante do relatório apresentado, é possível afirmar que o interior do Estado vem “segurando as pontas” através do agronegócio, que segundo o parlamentar é o setor responsável pelo governo seguir cumprindo as metas fiscais.

“Parabenizo o governador Confúcio Moura e toda a sua equipe por ter pulso forte e conseguir controlar os gastos do Executivo. A situação do nosso Estado, aparentemente, é tranquila”, declarou o deputado.

Participaram da reunião os deputados Só na Bença (PMDB), Rosângela Donadon (PMDB), Ezequiel Júnior (PSDC) e Airton Gurgacz (PDT).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa