SENADO EXIGE NO STF QUE UNIÃO CUMPRA DECISÃO DO CASO BERON
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), através do Advogado-Geral do Senado, Alberto Cascais, ingressou com Mandado de Segurança pedindo liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo o cumprimento da Resolução 34/2007, suspendendo a dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron), cujo contrato foi celebrado entre o Governo de Rondônia e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Em outubro do ano passado, o senador Expedito Junior (PR-RO) apresentou projeto à Comissão de Assuntos Econômicos pedindo a suspensão do débito. O senador Aloízio Mercadante (PT-SP), presidente da CAE, pediu para que o processo ser analisado pelo Tribunal de Contas da União. O parecer do ministro Raimundo Carreiro foi acompanhado pela maioria dos membros da Corte, embasando o pedido de suspensão da dívida do Beron.
Novamente na CAE, o projeto também foi aprovado pela maioria, apenas com os votos contrários dos senadores do Partido dos Trabalhadores. No plenário do Senado, praticamente por unanimidade, a exceção do líder do Governo, Romero Jucá, o projeto foi aprovado. O senador Garibaldi Alves informou ao presidente da República o teor da Resolução 034/2007, garantindo a suspensão dos pagamentos e, posterior, renegociação.
No último dia 10, o secretário de Finanças de Rondônia, José Genaro Andrade, descobriu que a STN descontou a parcela da dívida do Beron do Fundo de Participação dos Estados (FPE), demonstrando o completo desrespeito da União as decisões do Senado.
No Mandado de Segurança, impetrado no início da tarde desta sexta-feira no STF, a Câmara Alta do Congresso mostra todo descontentamento com a atitude autoritária da União. Não pode o Poder Executivo se imiscuir em matéria privativa de uma das Casas Legislativas. Se com elas não concorda deve questiona-las no foro competente, jamais ignora-las, sob pena de violação ao princípio da separação dos poderes, relata trecho da peça assinada pelo advogado Alberto Cascais.
Veja Também
Assembleia aprova suspensão de prazos de concursos públicos em Rondônia durante a pandemia da covid
Chefe de gabinete do Senador Jaime Bagattoli, Marcelo Barrozo, é homenageado no Senado Federal