Senador Bagattoli pede urgência na votação de PDL que suspende decreto federal que ameaça o futuro das APAEs

Um decreto do Governo Federal, publicado no último dia 21, tem preocupado as APAEs de todo o país. O Decreto 12.686/2025 busca instituir a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, mas o seu conteúdo é visto com grande preocupação por quem defende as escolas especializadas.
Pensando nisso, o senador Jaime Bagattoli (PL) assinou o pedido de urgência para a votação do PDL 845/2025. De autoria do senador Flávio Arns (PR), o PDL busca suspender os efeitos do decreto federal e afastar qualquer ameaça ao trabalho desenvolvido pela APAE.
“Fomos pegos de surpresa com esse decreto do Governo Federal. É uma proposta mal estruturada que retira o atendimento diferenciado que hoje é oferecido aos excepcionais e, principalmente, coloca em risco os apoios financeiros que mantêm de pé os trabalhos da APAE. Por isso, eu registrei o meu apoio ao PDL do senador Arns para garantirmos que as escolas especializadas continuem atuando” explicou Bagattoli.
Ameaças
Na prática, a nova política nacional, defendida pelo Governo Federal, traria sérios prejuízos já que os estudantes hoje atendidos pelas APAEs seriam integrados ao sistema público ou privado de ensino regular.
Isso retiraria o atendimento diferenciado e adequado e colocaria em risco os aportes financeiros que hoje custeiam a APAE. Além disso, a nova política contemplaria apenas a faixa etária de escolarização, excluindo jovens e adultos com alguma síndrome ou deficiência.
Apoio
Nos últimos dias, o senador Jaime Bagattoli recebeu, em Brasília, o embaixador da APAE em Ji-Paraná, Giovanni Souza, para uma série de encontros com parlamentares e alinhamento das demandas das associações em Rondônia. A visita coincidiu com o anúncio do decreto e motivou debates.
Grande apoiador da causa e da luta dos excepcionais, Bagattoli já destinou mais de R$ 2 milhões em investimentos às APAEs no estado. Em Ji-Paraná, por exemplo, os investimentos do senador possibilitaram a compra de um ônibus adaptado para o transporte diário de alunos da APAE que deve ser entregue, em breve, segundo a prefeitura do município.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor