Senador Expedito apoia reivindicações de peritos criminais
Peritos criminais estiveram reunidos com o senador Expedito Júnior (PR-RO) para pedir apoio à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 204/2008 que assegura a autonomia técnica, científica e funcional da perícia criminal federal. A matéria, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia, foi aprovada na Câmara dos Deputados após 11 anos de tramitação e aguarda votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Os peritos querem evitar que seja incluído no PLC 204/2008 a categoria de papiloscopista. Se houver alteração no projeto, ele terá de voltar à apreciação da Câmara dos Deputados. O senador Jayme Campos (DEM/MT), relator da proposição na CCJ, havia apresentado emenda para incluir os papiloscopistas como peritos oficiais no projeto.
Para ajudar a intermediar o assunto, o senador Expedito Júnior propôs ao senador Jayme Campos que contemple os papiloscopistas em um novo projeto de lei. Isso possibilitará que o PLC 204/2008 seja aprovado sem emendas e possa ir à sanção do presidente da República.
Participou do encontro o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Márcio Corrêa Godoy. O presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia, Waldohitler dos Santos Barros, conversou por telefone com o senador Expedito Júnior e também pediu a aprovação da matéria sem emendas.
O senador Expedito Júnior é titular da CCJ.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura