Senador Jaime Bagattoli defende mutirões para reduzir a fila por atendimento de perícias médicas em Rondônia
Um dos temas de maior urgência para quem aguarda benefícios do INSS foi tratado nesta semana pelo senador Jaime Bagattoli (PL), em Brasília: a demora no atendimento das perícias médicas no Estado de Rondônia.
Na ocasião, o parlamentar detalhou a situação preocupante ao diretor do Departamento de Perícia Médica Federal, do Ministério da Previdência Social, Eleumar Nascimento, e também ao coordenador-geral de Demandas Judiciais e Externas, Caio Maia Figueiredo.
“Só para termos uma ideia, há pessoas com agendamento de perícia marcado para março de 2024. Um absurdo para alguém que aguarda a liberação de algum benefício, seja auxílio-acidente, auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. A solução que propomos, a curto prazo, é o agendamento de mutirões que poderiam, inclusive, ocorrer em cidades do interior de Rondônia”, defende o senador.
Em resposta, o diretor do Departamento de Perícia Médica Federal reconheceu o problema vivenciado por Rondônia e lembrou que esta é uma realidade que assola outras partes do Brasil. Entre as causas apontadas está a não realização de concursos públicos para a contratação de novos servidores.
Sobre a sugestão de mutirões, levantada pelo senador, o diretor sinalizou a possibilidade de realizar os mutirões já no próximo mês de novembro no estado. O parlamentar chegou a sugerir os municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena como sede dos mutirões, de forma a garantir o deslocamento de muitos trabalhadores que aguardam pelo serviço em diversas regiões de Rondônia.
“Desde já, agradeço a disponibilidade de todos e reafirmo o compromisso e esforço de ajudar a zerar essa fila em nosso estado”, finalizou o parlamentar.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais