Senador Jaime Bagattoli defende projeto que estimula a modernização da agricultura familiar

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta semana, o projeto de lei que estimula a modernização da agricultura familiar no país. Vice-presidente da comissão, o senador Jaime Bagattoli (PL) classificou o projeto como um grande avanço para o setor.
Na prática, o Projeto de Lei 5.826/2019 busca alterar, justamente, a Lei da Agricultura Familiar, datada do ano de 2006, e tem o objetivo de ampliar o leque de planejamentos e de ações voltadas a empreendimentos familiares rurais.
“O que propomos aqui são alguns pontos essenciais para o futuro da agricultura familiar no Brasil: mais modernização, práticas sustentáveis, inovação e tecnologia. Como bem lembrado na comissão, a agricultura familiar ocupa apenas 23% da área agropecuária, mas é responsável por absorver quase 67% da mão de obra do campo”, apontou o senador.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem hoje cerca de 4 milhões de estabelecimentos classificados como agricultura familiar, representando 77% de todos os estabelecimentos agropecuários.
“Não custa lembrar que, apesar de todas as dificuldades, a agricultura familiar já vem se modernizando, com quase metade do seu trabalho mecanizado e quase metade da área irrigada, isso quando comparamos com duas décadas atrás. Isso prova que o país precisa estimular, o quanto antes, projetos que modernizam ainda mais o setor”, acrescentou o senador.
O PL 5.826/2019, de autoria da Câmara dos Deputados, agora segue para votação no Plenário do Senado.
Veja Também
Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste
Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023