Rondônia, 09 de fevereiro de 2026
Política

Senador Jaime Bagattoli solicita informações ao MDA sobre a doação de terras pela Vale ao MST

|
da Assessoria

O senador Jaime Bagattoli (PL) requisitou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) informações sobre a doação de 33 mil hectares, feita pela empresa Vale ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

O pedido acontece após a medida ter ganhado repercussão nacional, quando a empresa mineradora fechou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O acordo envolve a doação de 138 fazendas, sítios e áreas para o assentamento de famílias ligadas ao movimento.

No documento, o senador questiona o ministério sobre a existência de estudos técnicos para avaliar a viabilidade das áreas doadas pela Vale ao MST.

“O meu pedido se baseia na necessidade de transparência, porque envolve a destinação de terras públicas e privadas, especialmente num momento de debates e tensões relacionados aos conflitos  fundiários e invasões de terras no Brasil, como o “Abril Vermelho” promovido pelo MST. Como parlamentar, eu defendo uma clara fiscalização sobre a condução da política de reforma agrária e a destinação de terras no país”, justifica o senador.

De acordo com dados divulgados pela CNA/FPA, já ocorreram 30 invasões de propriedades rurais no ano de 2025.
 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa