Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Senador Jaime Bagattoli vai à manifestação e se une a produtores afetados pela criação das 11 reservas no estado

|
da Assessoria

Após apresentar ao país o drama vivido por milhares de famílias afetadas pela criação de 11 reservas em Rondônia, o senador Jaime Bagattoli (PL) foi ao local da manifestação pacífica prestar apoio aos pequenos produtores rurais.

Desde a última semana, famílias inteiras estão acampadas às margens da BR-364 na estrada que dá acesso ao município de Cujubim. No local, estão produtores que vivem há décadas numa região que, desde 2018, se converteu na Estação Ecológica Soldado da Borracha. Do dia para a noite, famílias e produtores passaram a ser tratados como invasores.

“Como senador, estou trabalhando em duas frentes: articulando com o Incra uma forma de acelerar a titulação das propriedades e fazer com que o Governo Federal e o Estado voltem a ouvir quem vive da terra, antes que qualquer decisão seja tomada. Além disso, estou junto aos deputados estaduais e aos órgãos de controle, como o MP, em busca de uma solução para reverter isso o quanto antes”, acrescentou o senador.

PREJUÍZOS

Com a criação das 11 unidades, os produtores passaram a viver um cenário de medo e prejuízos, com relatos de morte de gado por fome e sede. Os animais ficaram retidos na estrada durante dias, impedidos de seguir viagem porque o destino final agora é uma terra embargada.

Bagattoli lembrou, ainda, da CPI liderada pelos deputados de Rondônia que mostrou uma série de irregularidades no processo de criação das reservas e falou das suas últimas ações para tentar reverter a situação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia

Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste

Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023

Vereador Dr. Santana participa de solenidade histórica de aquisição do Hospital Universitário Municipal de Porto Velho