Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Sérgio Gonçalves é o vice de Marcos Rocha

O empresário Sérgio Gonçalves foi confirmado como candidato a vice-governador do coronel Marcos Rocha. Seu nome foi homologado e publicado na ata de convenção do União Brasil no último domingo e divulgado pelo TSE. A ata pode ser consultada aqui. Sérgio foi escolhido pela sua competência em conduzir a gestão pública na pasta de Desenvolvimento Econômico, onde implantou programas de fomento e financiamento para pequenos e médios negócios. Silencioso, ele trabalha nos bastidores e será de grande valia na chapa do governador.

U. B reúne milhares de pessoas

A convenção do União Brasil reuniu mais de 10 mil pessoas na Talismã 21. Será difícil quebrar o recorde de público, embora outras legendas tenham marcado sua convenção no mesmo local. Foi vista uma grande mobilização de militantes de pré-candidatos a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Uma das campeãs de público foi a primeira-dama Ieda Chaves, que disputa a vaga de deputada estadual pelo União Brasil.

Secretaria para o interior

No discurso na Talismã 21, o governador Marcos Rocha garantiu criar uma Secretaria dos Municípios para atender toda a demanda do interior. A futura pasta terá poder semelhante à Casa Civil para garantir as ações voltadas para o municipalismo, marca da gestão de Marcos Rocha neste primeiro mandato. O interior será atendido, prevê o chefe do Executivo, com mais obras de infraestrutura, programas de fomento à agricultura e aos empreendedores nas pequenas cidades, além de levar mais Saúde e Educação.

Frente Democrática deve ir de Benedito Alves

A Frente Democrática, representando as esquerdas em Rondônia, deve adotar a candidatura do conselheiro Benedito Alves ao Senado. Ele é filiado ao PDT e foi convidado em abril pelo senador Acir Gurgacz (veja o link do Tudo Rondônia: https://www.tudorondonia.com/noticias/acir-convidou-benedito-alves-aceitou-ele-e-pre-candidato-ao-senado-pelo-pdt,87208.shtml) para disputar a vaga em seu lugar, já que o parlamentar enfrenta problemas jurídicos. Benedito, inclusive, já fechou alguns apoios com pré-candidatos a deputado estadual e federal, a exemplo do atual parlamentar Marcelo Cruz (Patriotas) e a vereadora Ellis Regina (Podemos).

Expedito agradeceu, mas recusou

Na semana passada, as esquerdas andaram conversando com o ex-senador Expedito Junior, mas ele dispensou o convite, embora tenha agradecido ser lembrado na discussão. Para o ex-parlamentar, seu eleitorado não iria entender uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT). Expedito ao lado de senadores da oposição foi peça-chave na derrubada da CPMF, o famigerado imposto do cheque, que tanto o ex-presidente Lula gostaria de ter ressuscitado no passado recente. Por outro lado, Expedito anuncia oficialmente sua decisão no dia 4 de agosto em convenção do PSD marcada para Rolim de Moura.

Jaqueline x Mariana, round 1

A deputada federal licenciada Mariana Carvalho (Republicanos) ganhou o primeiro round da luta jurídica contra a deputada Jaqueline Cassol (PP). As duas são futuras candidatas ao Senado, mas a briga nos bastidores já começou. O escritório, representado pelo advogado Manoel Veríssimo, ingressou com ação com pedido de liminar denunciando Mariana por propaganda antecipada em razão de 10 placas de “outdoors” informando os valores, obras e locais de aplicação de suas emendas em Porto Velho. O juiz João Luiz Sampaio foi incisivo: “...Todavia, não visualizei pedido explícito de voto ou menção à candidatura ou às eleições 2022 para configurar propaganda eleitoral...”, rechaçando as pretensões da Cassol. Na verdade, Mariana está utilizando um canal de comunicação, mesmo em período pré-eleitoral, para apresentar suas faturas enquanto parlamentar. Já Jaqueline Cassol…

Léo está firme na disputa

Em Porto Velho nesta semana fechando as nominatas do Podemos para Câmara e Assembleia Legislativa, o deputado federal Léo Moraes rechaçou qualquer mudança de planos, caso, numa chance remota, a Justiça garantir o ex-governador Ivo Cassol no pleito deste ano. “Nossa candidatura está posta, firme, e não vamos abrir mão”, disse ele, na sede do Podemos na manhã desta quarta-feira. Quanto ao nome do vice-governador, Léo diz que está conversando com vários partidos, inclusive com o PSD do deputado federal Expedito Netto.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras