Rondônia, 10 de fevereiro de 2026
Política

Sessão solene entrega medalha do Mérito Legislativo a Giocondo Vale

Foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo em sessão solene proposta pelo deputado Ezequiel Júnior (PSDC) ao pecuarista Giocondo Vale, na tarde desta terça-feira (12), pelos relevantes serviços prestados em favor do Estado.


Sua propriedade é reconhecida pela Embrapa como a primeira do Estado a receber o atestado de adequação ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias, Bovinos de Corte (BPA).

Gil, como é popularmente conhecido, é proprietário da fazenda Dom Aro, localizada no município de Machadinho do Oeste. Há 20 anos ele trabalha com a questão da sustentabilidade em sua propriedade. Farmacêutico de formação cursou pós-graduação em gestão ambiental para melhor administrar seu negócio.

Sua propriedade é reconhecida pela Embrapa como a primeira do Estado a receber o atestado de adequação ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias, Bovinos de Corte (BPA).

A Fazenda Don Aro é a segunda do Norte a receber a classificação ouro, por atender a 100% dos itens obrigatórios e 80% dos altamente recomendáveis pelo Programa, e a décima no Brasil nesta categoria”, citou o deputado.

O reflorestamento teve início há 20 anos, tendo atualmente, somente em teca, madeira nobre e que é utilizada para o reflorestamento, 12 mil pés, além de castanheiras. A propriedade tem uma área de quase 1.600 hectares, sendo 249 de áreas de preservação permanente, 163 de reserva legal e 58 de reposição florestal.

Na propriedade também é realizada a recuperação do solo através de métodos naturais e já iniciou o plantio de soja e outras culturas em áreas que antes eram improdutivas.

Também é modelo em sustentabilidade no trato com o lixo e resíduos produzidos na fazenda e possui todos os funcionários registrados e com moradias individualizadas, além de proporcionar 40 dias de férias e salários por produtividade. Segundo o proprietário, já chegou a pagar 16 salários em um ano.

O deputado Ezequiel Junior, destacou a importância que Gil Vale tem para o Estado e que após a exibição da reportagem ganhou destaque em todo Estado e até em nível internacional. “Quero que esta homenagem sirva como exemplo aos demais produtores”, destacou.

“A medalha homenageia todos os teus colaboradores e a população de Machadinho. Para mim é uma honra reconhecer teu trabalho. Tens uma história de luta por Machadinho”, afirmou Ezequiel.

O deputado Edson Martins (PMDB) homenageou Giocondo Vale afirmando que ele é um fazendeiro e empresário que respeita a natureza, as leis ambientais e grande empreendedor do Estado, gerando riquezas que engrandecem Rondônia.

Giocondo Vale agradeceu a homenagem e a dedicou a todos aqueles que também acreditam ser possível produzir no bioma amazônico com sustentabilidade, respeitando a natureza.

Enalteceu o espírito de homem público do deputado Ezequiel Júnior e disse desejar que a trajetória do parlamentar seja a cada dia mais representativa e atuante.

Giocondo Vale destacou os apoios recebidos dos amigos, familiares e das instituições que auxiliam com apoio tecnológico como Emater e Embrapa, e o apoio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O sucesso da fazenda, afirmou, é conseguir manter a sustentabilidade junto com a produção de alimentos, seja em grãos e proteína animal.

Agradeceu a farmácia que foi o início, a porta de entrada para seu negócio. A fazenda teve início há 26 anos e é ancorada em ganhar dinheiro de forma sustentável, mas fortemente calcada no respeito à produção em sua cadeia como um todo, manejando bois e produzindo grãos.

“O dinheiro é importante, mas não é nossa moeda de troca. Nossa produção é toda focada no respeito ao ser humano, sem uso de venenos e produtos que possam causar doenças no futuro. Finalizo agradecendo a homenagem”, afirmou o pecuarista.

Depoimentos

Representando a Embrapa, Rhuan Lima afirmou que o trabalho desenvolvido pela fazenda Don Aro está se tornando modelo de sustentabilidade e produção e está sendo procurado por outros fazendeiros para ser também copiado.

A secretária de Estado de Ação Social, Herika Fontenele, parabenizou o homenageado e lembrou que o conhece quando morou em Machadinho, acrescentando sentir-se feliz em poder hoje prestar esta homenagem.

Secretário adjunto da Sedam, Francisco de Sales, afirmou que a história de Giocondo se confunde com a de Machadinho e que ele acreditou na produção quando poucos acreditavam, devido à baixa produtividade do solo, sendo merecedor da homenagem. “Gil soube respeitar a natureza, a legislação, conseguiu produzir e hoje se tornar um modelo para o Brasil”, destacou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa