Sessão solene homenageia os 90 anos da Escola Barão de Solimões
Na tarde desta quarta-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa, foi realizada sessão solene para homenagear a escola estadual de ensino fundamental e médio Barão de Solimões devido aos seus 90 anos. A proposta foi apresentada pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT).
O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PP), ressaltou a importância da homenagem, proposta pelo deputado Lazinho. “Venho com alegria a esta tribuna manifestar o meu reconhecimento à escola Barão do Solimões. Essa homenagem, com certeza, vai dar mais motivação aos professores e profissionais para trabalhar pela educação e pela formação dos nossos jovens”, destacou.
Maurão contou que a primeira escola que freqüentou era feita de palha de coqueiro. “Os bancos eram de coqueiro também. O tempo era de muita dificuldade, mas lembro com carinho da minha escola. A Assembleia cumpre um papel importante ao homenagear o Barão do Solimões, que tanto tem contribuído com a educação de Rondônia”, completou.
O senhor Raimundo Nunes, representando os ex-alunos disse ser uma honra ter feito parte da escola e ela ser um espelho na educação em Rondônia.
Anísio Gorayeb lembrou que para falar da escola Barão do Solimões é falar da sua infância, que foi a única escola pública visitada pelo presidente Getúlio Vargas quando veio a Porto Velho. Reverenciou a categoria dos professores, lembrando que sem eles não haveria as demais profissões. “É a profissão mais importante do mundo”, destacou.
Para demonstrar a importância do prédio e da escola, mostrou diversas fotos, sendo a mais importante, a da instalação do Território Federal do Guaporé, fato ocorrido em frente ao prédio da escola em 29 de janeiro de 1944.
Foi exibido o filme “Carta”, em que os próprios alunos fazem uma apresentação completa (narração, filmagem e edição) sobre a história da escola. O filme narra a visita de grandes personalidades à unidade até as conquistas na área esportiva, especialmente, no basquete.
O professor Luciano Guedes, bastante emocionado, disse se sentir honrado em poder falar sobre a história da escola. Afirmou que o trabalho dedicado e competente de todas as pessoas que passaram pela escola, em todas as áreas, é o reflexo do sucesso até os dias atuais.
A Coordenadora Regional de Ensino, Irani Lopes, parabenizou a equipe de professores do colégio, bem como toda a direção, frisando a conquista do terceiro lugar no exame Enem, numa demonstração da capacitação que é feita para o futuro.
O secretário adjunto de Educação, Márcio Felix, disse que a escola é motivo de orgulho para Rondônia, especialmente para Porto Velho, onde milhares de pessoas passaram pelas salas de aula e deixaram suas marcas.
A mesa foi composta, além do proponente da sessão solene, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP); secretário adjunto da Seduc, Márcio Félix; coordenadora regional de ensino, Irani Lopes; diretora pedagógica da Escola Barão de Solimões, professora Simone Piltz; o professor Luciano Guedes; o historiador Anísio Gorayeb e o representante dos ex-alunos e pais de alunos da escola Barão de Solimões, Raimundo Nunes.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais