Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Silvia Cristina aprova MP obrigando planos a custearem remédios oral e domiciliar contra o câncer

A deputada federal Silvia Cristina (PDT) foi destaque na mídia nacional nesta quinta-feira (10) pela aprovação de um projeto de sua autoria, aprovado pela Câmara, obrigando os planos de saúde a cobrirem o uso de medicamentos de uso oral e domiciliar contra o câncer com prescrição e registro na Anvisa. A Medida Provisória 1.067/21 sofreu obstáculos de legendas de oposição ao Governo, mas acabou aprovada e agora vai a sanção presidencial.

Segundo o Correio Braziliense, os planos de saúde deverão oferecer remédios antineoplásicos orais, usados no tratamento contra o câncer, em até 10 dias após a emitida a prescrição médica. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá 120 dias, prazo prorrogável por mais 60 dias, para concluir um processo administrativo e atualizar o rol de procedimentos que se encaixam nessa cobertura.

Apesar da inclusão dos medicamentos contra o câncer, os planos estarão autorizados a aumentar o valor da mensalidade. Deputados do PT e do PSol tentaram impedir esse repasse, mas não conseguiram. De acordo com a relatora, deputada Silvia Cristina (PDT-RO), essa mudança seria desnecessária, "já que o reajuste por aumento de custos só pode ser realizado uma vez por ano" — a parlamentar, aliás, recomendou a rejeição da emenda.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais