Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná. A celebração ocorreu na semana passada e a unidade já soma mais de 214 mil pessoas atendidas.
O Centro é fruto da parceria do mandato da parlamentar com a fundação Pio XII, presidida pelo Henrique Prata, que fez questão de prestigiar a comemoração dos quatro anos da instituição.
“São quatro anos de amor! São quatro anos salvando vidas, oferecendo a prevenção e o diagnóstico, permitindo que as pessoas possam ter o acesso ao tratamento mais rápido e com isso aumentando as chances de cura. Para curar o câncer, todos sabem que quanto antes diagnosticar, maiores são as chances”, disse a deputada em seu pronunciamento.
Sílvia Cristina lembrou que sua luta contra o câncer se iniciou há 18 anos. “Desde que tive câncer e perdi uma mama, que me dediquei nessa causa, primeiro como voluntária – que atuo até hoje -, depois como parlamentar, destinando recurso e sempre buscando fortalecer a prevenção e o tratamento”.
Ela agradeceu aos profissionais e aos parceiros que tornaram esse sonho possível e fez uma alusão especial ao Henrique Prata. “Ele acreditou em mim, muito antes de eu ter mandato. O Henrique Prata e eu temos um encontro de almas e o nosso trabalho em parceria tem gerado muita coisa boa”.
Sílvia Cristina já destinou mais de R$ 55 milhões em emendas, recurso que garantiu a construção, compra de equipamentos e garante também a manutenção e o funcionamento da unidade. O Centro conta com aparelho de ressonância magnética de última geração, tomografia de alta precisão e uma estrutura completa para cuidar das pessoas.
Serviços
O Centro oferece prevenção em especialidades como câncer de pele, com consulta dermatológica, crioterapia, pequenas cirurgias e biópsia.
Também está disponível o exame de mamografia, ultrassom de mama, biópsia guiada por ultrassom, biópsia guiada por mamografia, pequenas cirurgias de mama (exérese) e consulta com mastologista.
Há também a oferta de exames de colo do útero, com o Papanicolau (preventivo), colposcopia, biópsia e CAF. Para prevenir o câncer de pulmão, realiza campanha de triagem e detecção precoce de câncer de pulmão em tabagistas.
Na prevenção ao câncer de boca, há a avaliação clínica e biópsia. Outra ferramenta importante é a Carreta do Amor, onde a deputada investiu R$ 3,2 milhões para levar os serviços de prevenção e diagnóstico aos municípios.
Homenagem
Na solenidade, também foi oficializado que o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer passa a ser chamado de Centro Marleth Mackert Toneto Souza Silva, em razão do seu legado de solidariedade e amor. Marleth Mackert lutou 18 anos contra o câncer, sem perder seu alto astral e a fé em Jesus e Nossa Senhora Aparecida.
Veja Também
Cai secretário de Educação de Porto Velho; adjunto vira titular da pasta
Deputado Dr. Luís do Hospital enaltece atuação da Associação Luz do Alvorecer
Deputada Gislaine Lebrinha entrega veículo para unidade de saúde do Distrito de Santana
Governador Marcos Rocha aceita convite de Kassab e filia-se ao PSD