Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Sindicalistas temem que enrolação da Transposição fique para depois das eleições

A falta de clareza na regulamentação da Transposição, ampliada com os vetos e determinação do Governo Federal em prejudicar servidores aposentados é um grande problema que precisa ser resolvido com urgência. A definição é da comissão de sindicalistas que sempre batalharam pelo benefício do funcionalismo rondoniense e foi deixada clara mais uma vez em reunião nesta terça-feira na sede do Sinjur com o coordenador da bancada federal, Eduardo Valverde. Os sindicalistas temem e já alertam ao servidor/eleitor, que a Transposição deve mesmo ficar para ser definida durante o processo eleitoral. "É uma grande enrolação que precisa ter fim, por isso definimos um prazo até o próximo dia 30 porque depois começa efetivamente o período de campanha eleitoral e ai tudo fica bem mais difícil", afirma Cícero Evangelista.

Apesar de Valverde ter mais uma vez informado que o presidente Lula ajudou, a realidade é bem diferente. Os vetos prejudicam os aposentados. "Isso tem que ficar claro, mas Valverde fala que o Ministério do Planejamento vai ter essas regras somente em semana. Essa demora amplia o sofrimento de nosso funcionalismo", diz Israel.
Na reunião desta terça-feira, os sindicalistas cobraram de Valverde a criação da comissão de enquadramento no Ministério do Planejamento e pediram que tenha como integrantes equipes de sindicalistas. "Também precisamos de acesso a lista de documentos necessários para que o servidor possa se organizar para que não exista atropelos, uma vez que muita gente perdeu documentos e por isso podem ser penalizados", avalia Cícero.

Israel e Cícero afirmam ainda que vão cobrar a participação efetiva do Governo para garantir que os servidores não sejam prejudicados. Eles tentam uma agenda com o governador Cahulla para fazer essas cobranças. "O Estado é o maior beneficiado e ainda não se manifestou a favor dos servidores", dizem.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília