Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Situação da Reserva Chico Mendes é prova de que o atual modelo de preservação tem levado famílias à miséria, diz Bagattoli

|
da Assessoria

Após ouvir órgãos e entidades ligadas à causa ambiental, a CPI das ONGs resolveu ir ao Estado do Acre para uma diligência na Reserva Extrativista Chico Mendes, administrada pelo ICMBio.Quatro senadores, integrantes da comissão, visitaram pessoalmente a reserva e ouviram as demandas dos moradores e famílias. .

Vice-presidente da CPI das ONGs, o senador Jaime Bagattoli (PL) descreveu o objetivo da visita e as condições de vida dos moradores da reserva.

 “Precisamos deixar claro que não queremos a extinção da Reserva Chico Mendes, pelo contrário, nós lutamos para que ela e outras reservas sejam mantidas e sejam ferramentas para a geração de renda a quem vive dentro dela. Porém, o cenário que vimos é revoltante. Moradores sem acesso à energia elétrica e internet e com o direito de ir e vir comprometido pelas péssimas condições dos ramais. Ficou claro que a situação da Reserva Chico Mendes é a prova de que o atual modelo de preservação tem levado famílias à miséria”, descreveu o parlamentar.

A vista dos senadores acontece após denúncias enviadas por lideranças da reserva ao colegiado. Os moradores afirmam que o cenário de abandono persiste há mais de 10 anos. A Reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de ter a atuação de ONGs ambientais.

Além de Jaime Bagattoli, participaram da visita o senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da CPI; o senador Márcio Bittar (União-AC), relator da comissão; e o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), membro do colegiado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais