Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Solidariedade em Rondônia não presta contas ao TRE e pode ficar sem recursos e fora das eleições desse ano

O Diretório Estadual do Solidariedade não prestou contas de recursos recebidos durante o ano de 2020 e além de ficar impedido de receber recursos públicos para as eleições desse ano, ainda pode ficar de fora da disputa eleitoral, de acordo com a legislação em vigor.

O acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia que considerou as contas como não apresentadas, transitou em julgado em 31 de maio, apurou o RONDONIAGORA junto ao processo 0600060-68.2021.6.22.0000. Nele há vários ofícios, sem qualquer resposta, encaminhados ao presidente regional da legenda, o ex-governador Daniel Pereira e ao tesoureiro da legenda, Carlos Guimarães de Souza. Os recursos recebidos sem que fossem explicadas duas destinações somam R$ 1.338.000. E é esse o valor cobrado agora do Solidariedade.

A não prestação de contas cria automaticamente um grave problema ao partido: a suspensão de repasses de cotas do Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que financiaria a campanha desse ano. Daniel Pereira planeja concorrer ao Senado. O TRE já oficiou à direção nacional sobre a situação.

“Por fim, conforme se verifica do caderno processual, o partido foi intimado três vezes acerca da necessidade de apresentar a documentação necessária na prestação de contas, mas não o fez. Logo, a ausência de peças e demonstrativos obrigatórios contraria a legislação de regência, impedindo a análise das contas”, diz o relator do caso, juiz Edson Bernardo Andrade Reis Neto.

Outro problema criado é que o partido pode ficar de fora das eleições desse ano, como consequência da não prestação de contas, como determina o art. 54-A, inciso II, da Resolução TSE nº 23.571/2019. Nesse caso, o relator explica que um procedimento já foi aberto. “Sobre a sanção de suspensão do registro ou da anotação do órgão de direção estadual, foi afastada sua aplicação de forma automática, conforme decisão do STF na ADI 6032. A partir de então, necessária a abertura de procedimento específico, no qual se assegure o contraditório e a ampla defesa, nos termos do inciso III e §§ 1º e 2º, todos do art. 28 da Lei n. 9.096/954”.

CONFIRA A SEGUIR A ÍNTEGRA DA DECISÃO DO TRE RONDONIENSE:

Loading...

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras