Sucessão de Alex Testoni tem oito pré-candidatos de sete partidos
Pelo menos oito políticos de sete partidos já se declararam pré-candidatos à prefeitura de Ouro Preto do Oeste. A sucessão da cadeira do prefeito Alex Testoni (PSD) despertou o interesse vereadores, psicólogos, sindicalistas e até um jornalista. Essas articulações políticas para possíveis alianças para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores é o assunto que vem tomando conta do município, tendo em vista que se aproxima a data limite das convenções partidárias. O prefeito Alex Testoni (PSD) completará dois mandatos consecutivos em 31 de dezembro.
O panorama político em Ouro Preto no momento apresenta os seguintes pré-candidatos a prefeito: vereadora Rosária Helena (PROS); psicólogo Pedro Paulo Carvalho (PMDB); presidente da Câmara Edis Farias do Amaral e Moizaniel Pereira Niza, ambos do PSD; empresário Vagno Gonçalves, o “Vagno da Panisoly”, (PSDC); Marcos Antônio Marques “Sucão” (PHS); ex-vereador Almir Barbosa (PT) e o jornalista Roberto Gutierrez (PTB)
O empresário Carlos Alberto, o “Tatin” da Pedreira Realeza, do PP, havia anunciado sua pretensão, mas declarações recentes do presidente do diretório municipal da legenda, o ex-deputado federal Carlos Magno, de apoiar a candidatura de Rosária Helena, sepultaram a intenção de Tatin. Todos os envolvidos no processo não se manifestam sobre coligações, e aguardam o pronunciamento oficial de duas lideranças: o prefeito Alex Testoni e o deputado Marcelino Tenório, do PRP. O prefeito terá que decidir entre Edis Farias ou seu ex-chefe de gabinete Moizaniel Pereira, os dois pré-candidatos do PSD.
Com a chegada da temporada de coligações, a quantidade de pré-candidatos a prefeito tende a ser reduzida. Nenhum dos oito candidatos anunciou qual será seu candidato a vice, de modo que, pré-candidatos a prefeito dessa relação de oito nomes, podem vir a ser candidato a vice para terem maior chance de chegar ao cadeira máxima do executivo municipal. A estratégia a ser adotada pelos partidos é empurrar as coligações para a data limite, para que haja tempo de negociar possíveis alianças partidárias e fusão de candidaturas.
As convenções partidárias para definição dos pré-candidatos que vão disputar a vaga de prefeito, vice-prefeito e nove vagas de vereador podem ser registradas no Cartório Eleitoral a partir desta quarta-feira (20), podendo ser feitas até o dia 5 de agosto.
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília