Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Técnicos em radiologia podem ter carga horária alterada

O deputado Cleiton Roque (PSB) encaminhou minuta de projeto de lei ao Poder Executivo para reduzir de 40 para 24 horas por semana a jornada de trabalho dos técnicos em radiologia. Agora o governador deve transformar a minuta em projeto de lei, para encaminhar a matéria à Assembleia Legislativa.
O parlamentar já apresentou indicação nesse sentido durante sessão desta terça-feira (19), após ser procurado por representantes da categoria, que solicitaram apoio ao pleito e pediram que Cleiton Roque seja o grande defensor dos técnicos em radiologia.
De acordo com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia, Adriano Célio Dias, até o ano de 2013 os profissionais cumpriam as 24 horas semanais, conforme prevê Lei Federal de 1985, mas o governo de Rondônia promoveu essa mudança.
“Essa profissão é de suma importância para o sistema de saúde, mas ao mesmo tempo de alto risco à saúde do servidor, que agora fica mais horas exposto à radiação”, afirmou.
Cleiton Roque afirma que já manteve reuniões com o governador, com o vice-governador e que tem certeza da preocupação das autoridades estaduais com a saúde do servidor público.
O parlamentar disse que o técnico em radiologia é um trabalhador que já tem assegurado o direito à carga horária de trabalho diferenciada, percepção de gratificações de risco de vida, insalubridade e periculosidade, no seu mais alto grau, em face das substâncias e fontes de irradiação ao qual ficam sujeitos.
O deputado disse acreditar que o Poder Executivo encaminhe o projeto de lei o quanto antes, pois existe o descumprimento de uma legislação federal, que passou a ser deixada de lado há dois anos. Ele afirmou ser preciso corrigir essa falha e que não existe perda para Estado e só profissional de radiologia sai perdendo, colocando em risco a própria saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor