Transformado em Lei projeto do deputado Alex Silva que reconhece atividade física como essencial em Rondônia

Foi sancionada pelo Governo do Estado de Rondônia e publicada no Diário Oficial da União, a Lei nº 4.985 de 3 de maio de 2021, de autoria do Deputado Estadual Alex Silva (Republicanos) que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população, em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos em tempos de crises, ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.
A Lei é pautada em estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista que constatou que, a Irisina, um hormônio liberado pelos músculos durante a atividade física, é capaz de diminuir o gene que produz a proteína responsável por transportar o novo coronavírus para dentro da célula de gordura do corpo, e sem esse transporte o vírus não consegue se instalar. Portanto, pessoas que praticam exercícios e atividades físicas têm 34% a menos de probabilidade de contrair a Covid-19, e consequentemente serem hospitalizadas.
A prática periódica de atividades físicas e exercícios físicos ao ar livre deverá fundar-se das recomendações sanitárias, de higiene e de convívio social e de segurança pública estipuladas pelas autoridades, e são estimuladas tanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pelo Ministério da Saúde, pois proporcionam a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e cardiometabólica e efeitos positivos no peso.
“Importante ressaltar, que a prática das atividades físicas atende aos interesses sociais, pois ajuda na redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde para sua promoção, proteção e recuperação. Nosso papel, também é buscar alternativas para afastar o maior inimigo dos últimos tempos, o coronavírus!”, concluiu o parlamentar.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais