Transporte Escolar: Vereadora Joelna participa de Plano de ação elaborado na Câmara
Durante toda a última semana, a vereadora Joelna Holder, esteve juntamente com os demais vereadores, ouvindo a população indígena, e os moradores do Distrito de União Bandeirantes que ocuparam a Câmara Municipal, para tratar com urgência, sobre a paralisação total do transporte.
A mobilização que teve início na terça-feira, devido a interrupção dos serviços, se deu após o transporte ter se tornado novamente competência da Gestão Municipal, saindo da responsabilidade do Estado. Diante disto, o Ministério Público deu o prazo de 15 dias para a prefeitura apresentar métodos de gerenciamento do transporte, o que acarretou na paralisação do mesmo.
Na terça-feira, (dia 05), foram ouvidos representantes dos municípios, pais e a população que esteve presente na Câmara, manifestando sua insatisfação com os serviços prestados, e que pela falta de continuidade, geraram um grande número de alunos privados do acesso à educação.
A vereadora destacou, na ocasião, que o propósito da reunião era ouvir a população com um respaldo legal, contando com a presença dos órgãos de controle e as secretarias envolvidas na questão do transporte escolar.
As tratativas deram ensejo a algumas iniciativas importantes relacionadas ao tema. Pois no mesmo dia os Vereadores se dirigiram ao Tribunal de Justiça a fim de encontrar soluções jurídicas para resolução do impasse.
Na quinta-feira, dia 07, foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei que altera a idade máxima dos ônibus em contratações de excepcional interesse público, uma iniciativa proposta em caráter emergencial com a finalidade de garantir o acesso dos alunos a escola. Entretanto, para a Vereadora Joelna, a ação só terá efetividade mediante eximia fiscalização dos envolvidos no processo, e ativo comprometimento da Gestão Municipal.
E foi pensando nisso, que na manhã dessa sexta feira (8) A vereadora Joelna Holder, juntamente com órgãos de controle e membros da Câmara Municipal de Porto Velho, participou da elaboração de um Plano de ação, onde a prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Semed, se comprometeu a agilizar a realização de um chamamento público, destinado a contratação de empresas para o fornecimento de veículos de transporte escolar rural, objetivando atender alunos da zona rural do Município. O procedimento administrativo destinado a pretensa contratação será conduzido conforme disposições da Lei Federal 8.666/93, respeitando-se ainda os princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Constituição Federal.
A iniciativa no âmbito do poder/dever objetiva dar cumprimento as obrigações legais do ente federado, possibilitando assim a conclusão do ano letivo, conforme o calendário elaborado pela SEMED.
Veja Também
Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho
Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato
Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho