Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Política

Transposição de PMs e policiais civis é a mais fácil, diz Expedito

A existência de quadros próprios -e que não serão de extinção- no organograma de servidores da União vai facilitar a vida de policiais civis e militares que irão ser beneficiados com a Transposição. A informação é do ex-senador Expedito Júnior (PSDB), que retomou uma série de reuniões no interior para explicar o funcionalismo os procedimentos e benefícios após a promulgação da Emenda 060. “Eu diria que essas duas são as categorias que mais rapidamente passarão aos quadros federais, porque já existem os cargos policiais na União”, explicou ele, destacando que o salário médio de R$ 4 mil de um agente subirá para no mínimo R$ 11 mil.

No domingo, Expedito, juntamente com os presidentes do Sinsepol, Cícero Evangelista; Sindfisco, Waldemir Caçador; e Sinjur, Israel Borges, esteve reunido em Porto Velho com dezenas de policiais militares, na sede campestre da Associação dos Praças da Polícia Militar de Rondônia (ASPRA) e esclareceu questionamentos sobre a Transposição. Mesmo não havendo dificuldades para a Transposição, ainda questões burocráticas a serem definidas, disse Expedito, pedindo calma e assegurando que a regulamentação não deve demorar. “E já realizamos estudos no Congresso. Se o presidente não baixar o Decreto, o Congresso pode fazê-lo e assim irá caberá a Câmara e Senado essa decisão e obviamente se ampliarão ainda mais as vantagens”, disse. Expedito disse ainda que além dos servidores ativos, serão beneficiados inativos, aposentados, pensionistas e até mesmo servidores de algumas prefeituras. “Para se ter uma idéia, da Assembléia Legislativa entram todos os servidores estatutários”, afirmou.

Emenda bem esclarecida

Graças ao empenho de Expedito Júnior e dos dirigentes sindicais, no final de semana chega a Rondônia a advogada Vera Lúcia Rodrigues, que participa de um fórum de discussão com os servidores públicos sobre a Transposição. Ela trabalha na Câmara dos Deputados e foi responsável pelo processo de transposição dos servidores de Roraima e Amapá. O evento acontece em Guajará-Mirim. “Todas as questões técnicas e outras dúvidas sobre o processo da Transposição serão esclarecidas por Vera Lúcia, que deve também trazer em mãos, novas tabelas de progressão salarial para que os servidores tenham a real idéia de como serão beneficiados”, finalizou Expedito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura