Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

TRE confirma rejeição das contas do prefeito de Porto Velho

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) rejeitou nesta terça-feira as contas da campanha eleitoral do prefeito eleito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT). Foram 5 votos a 1, confirmando o voto do relator, José Torres Ferreira. O julgamento do recurso teve início no último dia 10, quando Torres, Jorge Luiz dos Santos Leal, Paulo Rogério José e Élcio Arruda votaram pela não aprovação, seguindo parecer técnico. O juiz Reginaldo Joca foi o único voto divergente



Certidão de Quitação

Em outra parte de seu voto, ressaltou que “à respeito da exigência da conta bancária em nome do candidato, a norma dispõe da necessidade de sua abertura para que a Justiça Eleitoral possa, de maneira plena e eficaz, fiscalizar e controlar a movimentação financeira dos recursos e gastos durantes o pleito eleitoral... Houve, no entanto, a irregularidade formal de inexistência de abertura de conta específica para o candidato.”

Certidão de Quitação

O resultado proclamado pelo TRE rejeitou as contas e encaminhou o processo ao Ministério Público Eleitoral para outras providências que entender necessárias. Ainda será feita a anotação no cadastro eleitoral de Roberto Sobrinho e de Emerson Castro (vice-prefeito), do impedimento de ambos obterem a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreram, conforme dispõe o § 3º do art. 41 da Resolução TSE 22.715/2008.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto