TRE de Rondônia nega plebiscito em Nova Califórnia
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, por unanimidade, julgou improcedente o pedido de realização de plebiscito no Distrito de Nova Califórnia. O pedido foi feito pela Assembléia Legislativa do Estado e objetivava consultar a população sobre a emancipação daquele distrito.
O relator do processo, Juiz Amauri Lemes, entendeu que os requisitos legais para realização da consulta não estavam satisfeitos, pois tanto o estudo de viabilidade apresentado, como a representação fundamentada e assinada por 150 eleitores são do ano de 1998. Logo distam 12 anos da presente realidade. E completou: lembro esta Corte Eleitoral que, no ano de 2007, estes eleitores apresentaram novas assinaturas e estudos de viabilidade propondo plebiscito para criação do município de Extrema de Rondônia, formado pela união dos distritos de Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã e Extrema de Rondônia. Recentemente, com a realização do pleito, os eleitores das localidades envolvidas aprovaram a criação do município de Extrema de Rondônia. Nesse contexto, é como se o novo município já pretendesse desmembrar-se, sendo que ainda nem se formou de direito.
Com esses fundamentos, decidiu a Corte Eleitoral pelo indeferimento do pedido de realização da consulta plebiscitária para criação do Município de Nova Califórnia.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais