Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Política

TRE decide sobre contas de Roberto Sobrinho na próxima terça-feira

Está na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia de terça-feira (10) o Recurso Eleitoral n. 1242, onde o Ministério Público Eleitoral (MPE) de primeiro grau pugna a reforma da decisão que aprovou com ressalvas as contas da campanha de 2008 do Prefeito Roberto Eduardo Sobrinho. O relator do recurso é o Juiz José Torres Ferreira.



Em parecer, a Procuradoria Regional Eleitoral entende que “o recurso deve ser provido, pois, de fato, ocorreram vícios que não autorizam a aprovação das contas apresentadas pelo Recorrido, mesmo que com ressalvas.”

Por sua vez, Roberto Sobrinho alega que a ausência de abertura de conta bancária específica do candidato se deu em decorrência de interpretação mais elástica do disposto no § 1º, do artigo 28, da Lei 9.504/87. Sobre a emissão dos recibos eleitorais, afirma que procedeu na retificação da irregularidade no prazo legal.

Em parecer, a Procuradoria Regional Eleitoral entende que “o recurso deve ser provido, pois, de fato, ocorreram vícios que não autorizam a aprovação das contas apresentadas pelo Recorrido, mesmo que com ressalvas.”

CONSEQUÊNCIAS DE DESAPROVAÇÃO DE CONTAS

O § 1º do art. 41 da Resolução do TSE n. 22.715/2008 determina que “desaprovadas as contas, o juízo eleitoral remeterá cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral para os fins previstos no art. 22 da Lei Complementar nº 64/90 (Lei nº 9.504/97, art. 22, § 4º).” Adiante, o §3º do mesmo artigo menciona: “sem prejuízo do disposto no § 1º, a decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu.”

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília