Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

TRE DEVE JULGAR NA 5ª FEIRA NOVA AÇÃO CONTRA GOVERNADOR E VICE

A semana pode ser decisiva no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, que deve retomar o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelas defesas do governador Confúcio Moura (PMDB) e de seu vice, Daniel Pereira (PSB) e ainda da Coligação Frente Muda Rondônia, no caso da denúncia de abuso de poder econômico com distribuição de comida na convenção do PMDB no ano passado. O juiz Delson Xavier é novamente o centro das atenções: ele pediu vistas após o voto do relator, Dimis da Costa Braga, contrários a praticamente todas as alegações das partes, mas favorável a execução da cassação dos diplomas somente após o trânsito em julgado de todos os recursos.

O primeiro voto de Delson Xavier foi questionado pelas defesas de Confúcio e Daniel, que segundo os advogados, não oportunizou o contraditório após o juiz ter acessado site da Talismã 21 para verificar a lotação do local e também por utilizar um sistema interno do TRE. Entendem os advogados do governador e seu vice, que as partes deveriam ter prazo para se explicar. O Ministério Público Eleitoral inicialmente não concordou com essas alegações, mas durante o julgamento voltou atrás.

Além de Dimis, votaram pela rejeição da maioria dos embargos os juízes JORGE LUIZ DE MOURA GURGEL DO AMARAL, que acompanhou o relator, JUACY DOS SANTOS LOURA JÚNIOR, que seguiu o relator, mas entendeu que o caso deve aguardar a decisão sobre o recurso ordinário pelo TSE, ROOSEVELT QUEIROZ COSTA, que defendeu a improcedência da AIJE. O juiz JOSÉ ANTÔNIO ROBLES decidiu aguardar.

Por outro lado, na próxima quinta-feira deve entrar em pauta a nova Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) contra Confúcio e Daniel Pereira, desta vez impetrada pelo Ministério Público Eleitoral que denunciou a dupla por abuso do poder econômico na convenção do PMDB, uso do projeto de prevenção ao câncer para promoção pessoal do governador e coação moral a servidores comissionados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa