Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Política

TRE JULGA MIGUEL SENA NESTA TERÇA, MAS A PALAVRA FINAL É DA ASSEMBLEIA

O julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do deputado estadual Miguel Sena (PSDB/Guajará-Mirim) está marcado para esta terça-feira, por uma suposta infidelidade partidária. Alegando discriminação por falta de espaço político no Partido Verde, no qual foi eleito nas eleições de 2006, Miguel Sena trocou o PV pelo PSDB. O PV não moveu ação reivindicando o mandato, mas o MPE sim, alegando que a saída do deputado não teria ocorrido por questões de falta de espaço político. O caso de Miguel Sena é o mesmo de outros dois deputados, da mesma legislatura que foram julgados pelo TRE. Tiziu Jidalias deixou o PMDB pelo PP e Euclides Maciel o PSL pelo PSDB. Ambos alegaram falta de espaço político e foram absolvidos pelo TRE.

O resultado da decisão desta terça, se for contrária ao parlamentar, não significará a perda do mandato. Pelo menos é o que diz a Constituição Estadual de Rondônia. Ela garante a Miguel Sena a troca de partido e, no caso de uma decisão contrária do TRE, qualquer punição a ele ou outro parlamentar só poderá acontecer depois de todo o processo ter transitado em julgado em todas as instâncias.

No Artigo 34, parágrafo 3º diz que “nos casos previstos nos incisos III e V, a perda será declarada pela Mesa Diretora, de ofício, ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado na Assembleia Legislativa, assegurada ampla defesa, após o trânsito e julgado do processo judicial, abrangendo ainda, os da Justiça Eleitoral, não previstos na Constituição Federal”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora Ellis Regina se reúne com titular da Semusa para esclarecimento sobre medidas contra a Covid-19

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru