Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

TRE PUBLICA DECISÃO QUE CASSOU GOVERNADOR E ACABA DESMENTINDO SUA NOVA VERSÃO

Na mesma data que ainda publica atas de sessões realizadas antes das eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia divulgou nesta sexta-feira a decisão que cassou o governador do Estado, Ivo Cassol e o senador Expedito Júnior (PR), mas acaba desmentindo sua nova versão de que houve acordo entre seus membros para que o julgado tivesse validade apenas a partir dessa publicação, como informou ontem após a repercussão do caso e também depois que o TSE concedeu efeito suspensivo contra o que decidiu o TRE. Durante a tarde da quinta-feira, o TRE apressou-se em informar a imprensa que o acórdão seria divulgado hoje e garantiu: “Conforme ficou decidido pela maioria dos membros da Corte Eleitoral, a decisão passará a surtir efeito depois da publicação”. Mas hoje o acórdão desmente essa afirmação e traz exatamente o que de fato ocorreu e que o RONDONIAGORA já havia informado. Apenas o juiz José Torres Ferreira defendeu a tese para que se aguardasse os trâmites legais, mas os demais membros concordaram com a relatora Ivanira Feitosa para execução imediata. “ACORDAM os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, nos termos do voto da relatora, à unanimidade, em conhecer da ação de investigação judicial eleitoral e, no mérito, vencido, em parte, o Juiz José Torres Ferreira, tão-somente quanto à execução imediata desta decisão, em julgar parcialmente procedente o pedido”.

A execução imediata da decisão é vedada pelo TSE e os julgadores do TRE tem amplo conhecimento sobre o assunto, pois em maio do ano passado já foram alertados pela Corte Superior para que aguardassem a divulgação do acórdão que cassou o senador Expedito Júnior e somente após, a execução teria validade. A pressa do TRE acabou fazendo com que o TSE, menos de 24 horas após a sessão concedesse liminar ao governador Cassol sustando seus efeitos imediatos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras