TRE-RO retotaliza votos das eleições de 2022 e Rafael Fera deve assumir vaga na Câmara Federal

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou, nesta segunda-feira (10), a retotalização dos votos para os cargos proporcionais das eleições de 2022, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que alterou os critérios de distribuição das chamadas "sobras eleitorais". A medida pode provocar a substituição do deputado federal Eurípedes Lebrão (União Brasil) por Rafael Fera (Podemos).
A retotalização atende determinação da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no julgamento do STF ocorrido em 13 de março deste ano. Por seis votos a cinco, os ministros decidiram que a nova regra sobre a divisão das vagas deve ser aplicada retroativamente, incluindo as eleições de 2022, sem necessidade de modulação de efeitos.
Novo resultado para a Câmara dos Deputados por Rondônia:
Fernando Máximo – 85.604 votos
Silvia Cristina – 65.012 votos
Lúcio Mosquini – 48.735 votos
Maurício Carvalho – 32.637 votos
Coronel Chrisóstomo – 24.406 votos
Rafael Fera – 24.286 votos
Thiago Flores – 23.791 votos
Cristiane Lopes – 22.806 votos
Com a reinterpretação das normas, Rafael Fera passa a ocupar uma das cadeiras na bancada federal por Rondônia, o que implica a saída de Eurípedes Lebrão, eleito com base nos critérios então vigentes.
Entenda a mudança
A recontagem decorre de ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) ajuizadas por partidos políticos que questionavam o modelo anterior de distribuição das sobras. Até então, apenas partidos que alcançassem o quociente eleitoral podiam disputar as vagas restantes. O STF considerou essa regra inconstitucional, permitindo que todas as legendas participem da fase final de distribuição das cadeiras, independentemente do quociente atingido.
Além disso, a Corte invalidou o dispositivo do Código Eleitoral que atribuía automaticamente as vagas remanescentes aos candidatos mais votados quando nenhum partido atingisse o quociente mínimo.
Como não houve número suficiente de votos no STF para restringir os efeitos da decisão (mínimo de oito votos para modulação), a nova regra foi aplicada imediatamente, atingindo inclusive os resultados das eleições de 2022.
Com isso, o TRE-RO executou a retotalização e confirmou a nova composição da representação de Rondônia na Câmara dos Deputados.
Veja Também
Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor