Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Política

TRF: AFASTAMENTO ANTES DO JULGAMENTO É ATO VIOLENTO

O magistrado do TRF da 1.ª Região Tourinho Neto concedeu liminar, no dia 29 de maio, para que o recorrente Ivo Narciso Cassol, governador do Estado de Rondônia, reassuma o cargo de governador.

A decisão de 1.º grau, 2.ª Vara Federal de Rondônia, havia determinado o afastamento cautelar do recorrente, do cargo de governador do Estado, nos autos da ação civil por ato de improbidade administrativa (2009.41.00.002461-8). A ação fora proposta pelo Ministério Público Federal sob a acusação de que teria o governador supostamente utilizado a máquina administrativa do Estado de Rondônia em proveito pessoal.

Em sua decisão, o magistrado do TRF disse que “o afastamento do agente público só deve ser determinado quando a medida se fizer necessária à instrução processual, o que não é o caso dos presentes autos.” Explicou que a medida de afastar o agente público antes de ele ter sido definitivamente julgado é violenta, ainda mais em se tratando de liminar. A questão requer, portanto, interpretação estrita e cuidadosa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura