Rondônia, 28 de abril de 2024
Política

TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e composição da Assembleia pode mudar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou pela sexta vez o recalculo dos quocientes eleitorais e partidário em Rondônia, referente às eleições de 2018. A decisão pode alterar a atual composição da Assembleia Legislativa, uma vez que os votos atribuídos ao ex-deputado Geraldo da Rondônia foram considerados nulos. Ele foi condenado por financiamento ilegal de sua campanha e recorreu à Brasília. Na última quinta-feira (24), os ministros encerraram o julgamento decidindo por uma nova recontagem de votos.

O atual deputado estadual, Jesuíno Boabaid, que ocupou a vaga deixada por Geraldo Rondônia - afastado por condenação penal definitiva- tentou suspender o julgamento no TSE, mas não obteve sucesso. Votaram pela recontagem os ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. 

A decisão pelo recálculo já foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia para cumprimento imediato, o que deve ocorrer na próxima semana.

Com a decisão de declarar nulos os votos de Geraldo da Rondônia, a Coligação PMN/PSC/PC do B, que tinha 54.947 votos e elegeu Neidson de Barros e Geraldo da Rondônia, passa a ter 45.515, podendo perder uma cadeira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Deputado Jesuíno Boabaid deve ser afastado ainda nesta quinta para posse de Ezequiel Júnior

Ezequiel Júnior assume na Assembleia no lugar de Jesuíno Boabaid

Assembleia Legislativa faz homenagem a policiais civis aposentados na segunda

Ari Saraiva é pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná pelo Partido Progressista