Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

TSE CONFIRMA CASSAÇÃO DE AMAURY, QUE TENTAVA VOLTAR A PREFEITURA DE JARU

O ministro Marco Aurélio, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, negou mais um recurso ajuizado contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, que cassou o prefeito de Jaru (RO), Amaury dos Santos (PMDB); o vice, Mechior Sydnei Daniel (PDT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Pereira Lima (PMDB). Todos eles foram punidos por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2004.
O vice-prefeito e o vereador cassados pretendiam levar seu Recurso Especial até o Supremo Tribunal Federal, já que o TSE, em decisão monocrática e em Embargos Declaratórios, negou o pedido. O argumento é o de que o tribunal desrespeitou os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal.
O ministro Marco Aurélio negou seguimento ao recurso. Destacou que “em momento algum, o Colegiado adotou entendimento contrário à Constituição Federal”.
O prefeito, vice e o presidente da Câmara de Vereadores de Jaru tiveram os direitos políticos cassados por determinação da juíza Fabíola Cristina Inocêncio, que julgou procedente representação formulada pelo Ministério Público.
Na ação, o Ministério Público denunciou os acusados por abuso de poder econômico, com pagamento em dinheiro, doação de camisetas e aquisição de passagens para eleitores que moravam no município de União Bandeirante.
Amaury dos Santos recorreu e ficou no cargo por força de liminar. O TRE de Rondônia, em sessão ordinária, confirmou a sentença, afastando o prefeito, o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais