Rondônia, 09 de fevereiro de 2026
Política

TSE reenvia Mandado de Segurança de Guedes para ser analisado pelo TRE

O ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o envio ao TRE de Rondônia, do Mandado de Segurança impetrado pelo ex-prefeito de Porto Velho, José Guedes que questionava decisão da presidente do TRE, que considerou tardia a impetração de recurso que combatia o indeferimento da candidatura.


DECISÃO

Decisão Monocrática em 24/08/2010 - MS Nº 237094 Ministro HAMILTON CARVALHIDO

DECISÃO

José Alves Vieira Guedes impetra mandado de segurança com pedido de liminar apontando como autoridade coatora o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, ante a certificação da intempestividade do recurso ordinário por ele interposto contra o indeferimento do seu registro de candidatura ao cargo de deputado estadual.

Sustenta, em síntese (fl. 4),

"[...] violação do direito líquido e certo do Impetrante, que viu seu Recurso ser indevidamente certificado como intempestivo em função do Relator do voto revisor haver utilizado o prazo do art. 25 do Regimento Interno do TSE e, ainda, em virtude da devolução do prazo recursal pela Seção de Transcrição e Revisão, conforme Certidão que a este compõe" .

Tudo visto e examinado, decido.

Consoante remansosa jurisprudência deste Tribunal, compete à própria Corte de origem o julgamento de mandado de segurança contra ato de seu presidente (AgR-MS nº 4.139/PR, Rel. Ministro MARCELO RIBEIRO, julgado em 19.2.2009, DJe 17.3.2009; MS nº 1.310/SP, Rel. Ministro HUGO GUEIROS, publicado na sessão de 16.10.90).

Pelo exposto, remetam-se os autos ao e. Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, nos termos do artigo 21, VI, da Lei Complementar nº 35/79.

Publique-se.

Intimem-se

Brasília, 24 de agosto de 2010.

MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO

RELATOR

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa