Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

TSE suspende decisão do TRE e determina que Melki Donadon siga na campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu na segunda-feira a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) que havia indeferido o registro e determinado o fim da campanha do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PDT).

Segundo o ministro relator no TSE, Jorge Mussi, o candidato requereu a concessão de liminar para fins de resguardar seu direito de prosseguir na campanha – inclusive com o nome e foto na urna – com base no art. 16-A da Lei 9.504/97, que permite ao candidato que esteja sub judice praticar todos os atos de campanha até que seu recurso seja julgado pela “instância superior”.

Para Mussi, ao contrário do que entendeu o TRE, o termo “instância superior” equivale ao TSE, “já que o registro de candidatura tramita originariamente no TRE, por se tratar de eleição de deputado estadual”.

Além do mais, disse o Ministro, nos termos da ADI 5.525/DF, o STF decidiu que o marco para fins de executar decisões que importem em indeferimento de registro ou cassação de registro é o julgamento pelo TSE, seja atuando em única instância ou última instância.

A decisão que suspendeu a decisão que impedia Melki de realizar campanha, utilizou o mesmo fundamento adotado pelos Juízes do TRE/RO Clênio Amorim e Kyoshi Mori, que haviam votado pela permissão do candidato permanecer na disputa eleitoral.

Segundo o advogado de Melki, Nelson Canedo, a decisão liminar já foi cumprida pelo TRE.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais