Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Unidade Fluvial de Saúde amplia atendimento em comunidades ribeirinhas e deputada Lebrinha destaca gestão do secretário Jefferson

|
da Assessoria

Os profissionais de saúde especializados, médicos, enfermeiros e técnicos fazem a viagem nos próximos dias 20 e 23 de julho às comunidades ribeirinhas isoladas do município de Guajará Mirim, ao distrito de Surpresa e à aldeia indígena Sagarana.

"A ação do Governo do Estado é mais um sinal de compromisso com as comunidades isoladas, que necessitam de um atendimento especial pelo poder público. Nesse sentido, o secretário de estado da Saúde, Jefferson Rocha, com uma gestão humanizada, técnica e apartidária, com foco em trazer mais qualidade de vida às famílias por meio da Saúde, tem ouvido e atendido as solicitações de parlamentares e secretários municipais de saúde, fazendo um trabalho inédito no Estado de Rondônia", destaca a deputada Gislaine Lebrinha, que comemora a atenção do Secretário e do governador Cel. Marcos Rocha, quanto sua indicação para ampliar os atendimentos pela Policlínica Fluvial às comunidades ribeirinhas.

A Unidade Fluvial já realizou outros atendimentos ao longo Rio Mamoré, neste ano, como em Deolinda, Barranquilha, Sotério, Sagarana, Baía das Onças, Ricardo Franco e outras, disponibilizando serviços, incluindo clínica geral, exames laboratoriais, triagem, odontologia, nutrição, estética, distribuição de medicamentos, testes rápidos para covid, glicemia capilar, sífilis, HIV, hepatites virais, serviços de cabeleireiro e atendimento veterinário.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), “além dos atendimentos, serão realizadas palestras educativas abordando temas como prevenção da gravidez na adolescência, combate ao abuso infantil e saúde emocional durante a gestação. A equipe multidisciplinar da unidade foi composta por médicos especialistas, enfermeiros, médicos veterinários, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.”

A deputada Lebrinha, ressaltou a importância da Unidade médica fluvial e também, o trabalho em parceria com lideranças do distrito de Surpresa/GM, e de outras comunidades ribeirinhas, que transmitem diariamente os desafios enfrentados pelas famílias, e com isso possibilita a construção de soluções. "Como em Cavalcante, no Baixo Madeira, que está recebendo energia elétrica, em Porto Murtinho, no Vale do Guaporé, que será atendida com asfalto na RO-378, a Gleba Rio Preto, no Baixo Madeira, em que as aulas presenciais foram retomadas e a unidade escolar passa por reforma, e em Pedras Negras, que recebeu atendimento pelo Estado para reabertura e limpeza das vias", pontuou Lebrinha, reforçando a necessidade de uma atuação construtiva entre parlamento estadual, governo do estado e prefeituras.  

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais