Rondônia, 28 de março de 2025
Política

Valverde lamenta que população de Extrema tenha sido enganada

O deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO) se reuniu nesta sexta-feira, na Escola 13 de Maio, em Extrema e no Ginásio Cláudio Coutinho, em Nova Califórnia para esclarecer a comunidade porque “os atos enganosos da Assembléia Legislativa e do Governo Estadual” dizendo que foi criado o município de Nova Extrema não tem validade.



Segundo o deputado, Rondônia que conta hoje com 52 municípios, poderá demandar a criação de outras oito cidades (Tarilândia, Rondominas, São Domingos, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes, Extrema, Jaci Paraná, Triunfo, dentre outros).

Como presidente da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52/03, que devolve às assembléias legislativas o poder de decidir sobre a criação de novos municípios e autor do Projeto complementar 286/05, que regulamenta o dispositivo da Constituição que trata da criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios, Valverde explicou que para que emancipação de fato passasse a vigorar, é necessário primeiro a regulamentação do artigo 18 da Constituição Federal, o que ainda não ocorreu.

Segundo o deputado, Rondônia que conta hoje com 52 municípios, poderá demandar a criação de outras oito cidades (Tarilândia, Rondominas, São Domingos, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes, Extrema, Jaci Paraná, Triunfo, dentre outros).

O poder das assembléias legislativas para decidir sobre a transformação de distritos em municípios foi retirado em 1996, com a aprovação da emenda constitucional 15, de autoria do falecido deputado Luiz Eduardo Magalhães, que transferiu a responsabilidade para o Congresso.

“Lamentou o fato de lideranças políticas no estado terem utilizado o assunto de forma eleitoreira e irresponsável, gerando na população falsas expectativas”, disse Valverde.

A exigência de uma lei específica que estabeleça critérios para a criação de novos municípios foi necessária, segundo o deputado, para que não houvesse à criação indiscriminada de novos municípios "sem as mínimas condições de exercer a autonomia administrativa, política e econômica" aumentar as despesas para o erário público.

O deputado disse que 1.200 municípios foram criados entre 1988 e 1996, ano a partir do qual a Constituição exigiu a regulamentação da criação de novas cidades por lei complementar.

Critérios para a Emancipação_ Para que seja criado um novo município é preciso a observância de alguns critérios como: o tamanho populacional, número de imóveis, arrecadação e distância entre a sede do novo município e o antigo.

O coordenador da Bancada Federal lembrou que o projeto de lei complementar 286/05 de sua autoria, ainda considera as condições peculiares dos municípios, em especial da região amazônica, que por terem territórios extensos, acabam não propiciando o regular funcionamento dos serviços públicos aos distritos.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Deputada Lebrinha solicita operação tapa-buracos para ruas de Nova Brasilândia

Jaime Bagattoli pede ao Cade punição a tradings por imporem o acordo da moratória da soja na Amazônia Legal

Deputado Luís do Hospital acompanha lançamento da Agenda do Agro 2025 em Brasília

Comunidade indígena de São Miguel do Guaporé recebe lancha para transporte escolar

AddThis Website Tools