Vereadora Ellis Regina alerta população sobre possibilidade de nova crise hídrica
A vereadora Ellis Regina participou na manhã desta terça-feira 25.06 de uma reunião com representantes da Marinha do Brasil, Antaq, CPRM e Colônia dos Pescadores de Porto Velho para tratar da iminência de uma nova crise hídrica na região do Madeira.
Segundo a vereadora, as projeções trazidas pelas autoridades do Governo Federal vão de um período de estiagem severo, que pode levar o rio Madeira a chegar ao nível inferior a um metro em alguns pontos, até mesmo em uma grande cheia no período chuvoso.
As consequências de uma nova crise hídrica no rio Madeira vão desde a diminuição no transporte de passageiros e cargas pela hidrovia que interliga Porto Velho a Manaus e Itacoatiara, até prejuízo aos pescadores que sobrevivem da pesca, e desabastecimento de água à população.
“As projeções trazidas pelas autoridades não são nada positivas e precisamos debater urgentemente as medidas que o Município vai implantar, caso as previsões sejam confirmadas. O rio já está sofrendo com a estiagem e depois da seca poderá vir uma cheia”, ressaltou a vereadora.
Na sessão ordinária da próxima terça-feira 02.07, a vereadora, juntamente com os vereadores Wanoel Martins e Carlos Damasceno, irão protocolar um requerimento para a realização de audiência pública para tratar da situação com órgãos ligados ao controle hídrico do município, do Estado e do Governo Federal.
Participaram da reunião o Capitão de Fragata da Marinha Matheus de Athaides, Wescley Souza - os técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) Joana Pinheiro e Marcelo Macedo, Ricardo Botelho – do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Velho, Maura Gomes Veloso - Presidente da Colônia dos Pescadores da capital, e Wescley de Souza – Chefe da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em Rondônia.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta