Vereadora Ellis Regina cria Projeto de Lei que autoriza campanha permanente contra a Febre Maculosa
A vereadora Ellis Regina protocolou esta semana, na Câmara Municipal de Porto Velho, o Projeto de Lei 4518/2023, que autoriza a campanha permanente de orientação e prevenção da febre maculosa na capital de Rondônia.
A doença é infecciosa, e causada por uma bactéria transmitida pela picada de uma das espécies de carrapato (carrapato estrela) e vitimou três jovens que participaram de um evento realizado em uma propriedade rural no interior do estado de São Paulo.
Com os sintomas que se assemelham a infecções mais comuns como a dengue, a pessoa infectada apresenta febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes.
Segundo o projeto, essas medidas serão geridas pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA; clínicas veterinárias e centros de zoonoses ficariam obrigados a exporem cartazes informativos sobre a doença, que é apenas transmitida através do contato do carrapato com o ser humano.
“A morte daquelas pessoas assustou a todos pois é uma doença fatal e que pode infectar qualquer pessoa, pois seu contágio é principalmente em áreas rurais, locais que, por sinal, são bem comuns em nossa cidade. Precisamos estar diligentes e preparados”, comentou a vereadora, durante entrevista à TV nesta quinta-feira.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais
Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras