Vereadora Ellis Regina homenageia “Tia Rose” com título de cidadã honorária de Porto Velho
Na tarde da última sexta-feira (28), a vereadora Ellis Regina entregou o título de cidadã honorária a Rosemari Borges de Camargo, de 80 anos, carinhosamente conhecida na capital por “Tia Rose” do Mirante II. Um momento solene que reuniu os grandes amigos e familiares da homenageada, que abraçou Porto Velho como sua cidade natal, há quase cinco décadas.
“A gente tem que prestar homenagem a pessoas que realmente amam nossa terra. A Tia Rose é um sinônimo desse amor. É uma pessoa que abraçou essa terra, foi empreendedora e é amada por todos. Os depoimentos que nós vimos aqui na Câmara mostram o quanto ela é especial para seus amigos. Para o Poder Legislativo Municipal é importantíssimo fazer uma homenagem em vida a uma pessoa como a Tia Rose que muito bem representa nossa cidade”, comentou a vereadora.
Tia Rose agradeceu à vereadora pelo reconhecimento, após tantos anos de luta. “Fiquei muito feliz por ela (a vereadora) porque foi a única que reconheceu. Já tenho 47 anos de Porto Velho e sempre morei na mesma rua. Ajudei muito senador, prefeito... o Chiquilito me chamava de madrinha dele, mas ninguém me reconheceu. Ela quem tá reconhecendo. Estou muito feliz”, disse Tia Rose. A homenageada aproveitou para convidar a vereadora para conhecer a casa onde criou os sete filhos.
Histórico
Tia Rose chegou a Porto Velho em 1976, quando Rondônia era Território Federal, vinda de uma cidade modelo, Curitiba. Antes de se tornar a Tia Rose do Mirante II, ela possuía um pequeno lanche em frente ao Colégio Carmela Dutra, onde vendia sanduíches. Logo ganhou a amizade dos moradores ´ilustres´ da cidade, como o ex-prefeito Tião Valadares, que foi quem lhe ofereceu o recém-construído Mirante para utilização para fins de exploração econômica.
Tia Rose deu vida ao Mirante e de uma pequena construção investiu e reformou o local onde permaneceu por 30 anos e de onde tirou o sustento para criar os sete filhos, ao lado do marido João Camargo (já falecido). O projeto de reestruturação do Mirante, ela ganhou dos arquitetos Angelo e Osvaldo. Sob sua gestão o Mirante II se tornou um dos maiores pontos de encontro dos jovens das décadas de 80 e 90. Tia Rose, além de ser um exemplo de destemida pioneira foi também uma grande empreendedora.
Um dos tantos episódios que ela viveu à frente do Mirante ela relembra de um em especial: o dia em que ela foi visitada pelo ex-governador Jorge Teixeira, no 1º. dia que ela se instalou no local, no ano de 1982. Surpresa com a visita, ela disse uma frase ao Teixeirão que sempre ecoa em seu coração: Que ele trouxesse ao Mirante II a mesma sorte que ele trouxe para o Estado. Tia Rose, de certo, profetizou o sucesso que seria seu local de trabalho e também a gestão do saudoso Teixeirão.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais
Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras