Rondônia, 20 de janeiro de 2026
Política

Vereadora ressalta luta do Sindeprof na aprovação do projeto que beneficiou técnicos e auxiliares de odontologia

|
da Assessoria

A vereadora Ellis Regina (UBr) ressaltou nesta terça-feira (17) a aprovação da Lei Complementar 1.352/2024, que instituiu a gratificação de desempenho de técnicos de saúde bucal e auxiliares de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O Projeto foi de iniciativa do Executivo Municipal, mas a participação da vereadora Ellis Regina e do Sindeprof foram fundamentais para a aprovação do dispositivo que deve beneficiar uma parcela dos servidores com uma gratificação.

“O projeto é fruto de uma articulação que realizamos junto com o sindicato e com um grupo de profissionais da saúde bucal. Estivemos na Semusa, na Procuradoria Geral do Município e falamos inclusive com o prefeito Hildon Chaves. Conseguimos construir um acordo político envolvendo o Executivo, o legislativo, o sindicato e a categoria. Isso é uma vitória dignificante para todos nós. A luta valeu a pena”, ressaltou a vereadora.

A sanção nos próximos dias deve garantir o pagamento da gratificação na folha de dezembro pelo Município.

O PROJETO

Ao defender o projeto para uma plateia de servidores municipais beneficiados pela gratificação, a vereadora ressalta que o pagamento por desempenho da saúde bucal na atenção primária à saúde – APS será pago com verba federal que já está depositada nos cofres do Município pelo Ministério da Saúde, não trazendo qualquer impacto aos cofres municipais.

O pagamento por Desempenho é aplicado às Equipes de Saúde Bucal – eSB Modalidade I e II, vinculadas às equipes de Estratégia Saúde da Família – ESF e condicionado aos indicadores estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 960, de 17 de julho de 2023, do Ministério da Saúde.

AGRADECIMENTO

Após a sessão, dezenas de técnicos e auxiliares beneficiados pela gratificação se reuniram fora do plenário para agradecer à vereadora pela aprovação do projeto e lembraram das últimas semanas quando tiveram que percorrer vários órgãos da Prefeitura em busca de uma solução. Foram dias de incerteza, pois na semana passada, o projeto chegou a ir para a pauta de votação, mas não foi votado por insuficiência de quórum.

“Gostaria de parabenizar em nome dos servidores aos colegas vereadores que votaram favorável ao PLC, o prefeito Hildon Chaves que assumiu e cumpriu o compromisso de enviar o projeto para votação e também à secretária Eliana Pasini que intermediou o contato da categoria e do sindicato com o prefeito”, finalizou a vereadora Ellis Regina. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Anderson Dias é o novo presidente do PRD em Rondônia

Vereador Adalto acompanha tratativas para resolver rompimento de tubulação da Caerd

“Não digo que dessa água nunca beberei, mas dificilmente volto atrás”, diz governador sobre candidatura ao Senado

Expedito Netto será recebido pelo presidente Lula, e o dirigente nacional do PT, Edinho Silva